Rir é um bom remédio

Rir é um bom remédio
em tudo que vivemos é bom estar bem!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cultura Forçada!

O voto é obrigatório, mas o eleitor sempre usou de mecanismos para expressar a sua vontade como, simplesmente, deixar de comparecer no dia da eleição e se submeter às sanções previstas na lei. Ou optando pela abstenção ou o voto nulo, que podem ser traduzidas como formas de protesto contra a falta de opções entre o leque de candidatos, a descrença com a política e os políticos.

Para ter a situação regularizada ao final de cada eleição basta que o eleitor pague uma multa de R$ 3,50 no cartório eleitoral. Isso serve de estímulo para quem não pretendia mesmo votar, por vários motivos.

É ocaso do empresário F.R., 40 anos, que preferiu não ser identificado por medo de algum tipo de retaliação. É mais cômodo, segundo ele, pagar a multa, que é mais barata que uma passagem de ônibus, do que votar.

Um comentário:

Silvio Tenório Cavalcante disse...

De acordo com Malco Braga, o voto branco e o nulo por protesto. Este voto tem papel importante, porque questiona e a forma de questionar e dizer não é protestando contra aquele sistema. Isto significa que este eleitor tem informação e decide por não escolher ninguém por achar que nenhum daqueles é apto ou merece a sua escolha.